Apresentação do seminário

OBJETIVO
O objetivo principal dos Diálogos Universidades e Movimentos Sociais na América Latina: pesquisa militante, construção de conhecimentos e bens comuns é ser um espaço de articulação e de debate para todos os militantes e pesquisadores interessados em discutir os limites e as possibilidades da pesquisa militante realizada na atualidade, bem como das experiências de cooperativismo acadêmico-militante e de extensão crítica.

QUESTÕES PARA DEBATE
As questões a serem debatidas incluem:

  • A diversidade de experiências e práticas de pesquisa militante realizadas nos âmbitos latino-americano e nacional (no caso do Brasil), tomando em conta: a perspectiva histórica, as matrizes no campo popular e universitário e a atualização contemporânea;
  • As relações entre movimentos sociais e universidades: balanço de iniciativas, limites do trabalho de “extensão” e novas possibilidades;
  • A metodologia e sistematização de experiências;
  • Conhecimento social e bens comuns;
  • A produção e difusão de conhecimento a partir de diferentes lugares e lógicas (acadêmicas, econômicas, de mobilização e aprendizagens sociais).

O encontro está subdividido em dois espaços principais: os espaços de discussão e o espaço de convergência.

ESPAÇO DE DISCUSSÃO
O espaço de discussão está destinado à apresentação geral de diversas experiências e à discussão mais sistemática de questões associadas às relações entre os movimentos sociais e as universidades, a pesquisa militante, a produção e difusão de conhecimento e as possibilidades de um novo cooperativismo social. Este espaço está dividido em subgrupos temáticos, dependendo dos interesses mais específicos de atuação.
Sugerimos inicialmente três subgrupos:

  • Trabalhos de pesquisa/extensão/cooperação social
  • Educação popular/formação política
  • Economia solidária/produção/bens comuns

Metodologia proposta
Cada subgrupo divide suas sessões em duas partes: uma primeira com falas problematizadoras de diferentes experiências (10 a 15 minutos/cada) e uma segunda de discussão coletiva (2 horas).
Cada subgrupo terá um moderador para dinamizar o trabalho e dois sistematizadores para elaborar um relato das discussões realizadas. Esta dinâmica funcionará na tarde do dia 09 de maio e na manhã do dia 10 de maio.
Recomenda-se que TODOS os coletivos/movimentos/iniciativas preparem, por escrito, um pequeno texto, explicando o objetivo de cada um deles e desenvolvendo um pouco mais as temáticas de interesse particular associadas às questões gerais que estamos levantando. Isso é fundamental para que possa haver maior aprofun-damento nas discussões (ver texto base no site do seminário).

ESPAÇO DE CONVERGÊNCIA
O espaço de convergência é um espaço mais informal de compartilhamento de experiências, materiais (qualquer tipo de produção escrita, visual, audiovisual, etc.) e de articulação política. Funcionará de forma permanente, baseado na autogestão, em uma sala separada dos espaços de discussão e com a possibilidade de exposição de todo o material que os coletivos/iniciativas/movimentos queiram trazer.

Espaço de exposição
A sala de convergência é também um espaço de exposição e contará com equipamentos para apresentação de vídeos, documentários e fotos e recomenda-se que TOD@S tragam suas bandeiras, painéis de relatos das experiências (por exemplo, no caso de projetos de extensão ou outros), materiais impressos (livros, panfletos, artigos, etc.) e/ou qualquer material que julgarem relevante.

  • Baixe o texto base das discussões travadas no Seminário Diálogos Universidade e Movimentos Sociais.
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s